Comunidade São Francisco Xavier

São Francisco Xavier, a última capela a fazer parte da Paróquia

A comunidade São Francisco Xavier começou no ano de 1974 quando o Padre Natálio e o Padre Silvano solicitaram para um grupo de moradores da Vila Gália a preparação para a vinda das Santas Missões e dos Redentoristas.

Logo, dois padres chegaram à comunidade, Padre Geraldo, de Aparecida do Norte e o Padre Clóvis, de Goiás. Nesta época, de acordo com a comunidade, todos os dias, sempre às 5 horas da manhã, um grupo de pessoas percorria as ruas da vila, cantando e rezando. Este foi um importante momento da vida em comunidade, pois logo se formaram os Grupos de oração, quando a cada sábado havia reunião na casa de uma família para rezar o terço. Chegou-se a ter 25 famílias reunidas, além da presença sempre constante do Padre Renato Gotti, o então vigário da Igreja Bom Pastor, além do seminarista Dercio e Roberto, irmãs Xaverianas Lurdes, Lucia, Ster e Dina.

Em 1976 eram realizadas as primeiras missas na casa de Dona Alice Denk, a primeira coordenadora comunitária. Ali também aconteciam os bingos, bazares, encontro de adolescentes e crianças.

Em 1980, com a visita Pastoral Paroquial, Dom Pedro Fedalto esteve reunido com a comunidade em uma sala de aula da antiga Escola Militar (mais tarde destruída por um incêndio), e pode verificar o quanto era necessário a construção de uma capela para atender os fiéis.

Com a iniciativa do Padre Renato começaram as negociações para a doação de um terreno ali mesmo na Vila Gália, de propriedade do Sr. Siqueira. E assim, em 1982 começava a construção da Capela dedicada a São Francisco Xavier.

Finalmente, no dia 20 de março de 1983, a Capela foi inaugurada. A missa solene foi celebrada pelo Bispo Dom Pedro Fedalto. A presença foi tão grande que a Capela ficou lotada, havia pessoas acompanhando a missa no lado de fora.

Na sequência, a comunidade se organizou, formou comissões e várias campanhas foram feitas para a compra dos bancos, construção do salão, entre outras necessidades que foram surgindo.

Ao longo do ano de 2007, com a colaboração do Padre Natálio, o Salão Comunitário foi totalmente reformado e novas campanhas, e festas são realizadas para que a unidade e a fé da comunidade São Francisco Xavier possam estar sempre vivas.